Dicas de formatação  para o envio da fotografia

As fotografias deverão ser enviadas em formato JPG, em CD ou anexadas ao aplicativo, observada a resolução mínima de 300 DPI e formato mínimo de 2464 x 1632 pixels.
Você pode configurar o telefone celular acessando o menu configurações. 
O formato JPG é padrão para imagens capturadas pelo aparelho.

 
Dicas para fotografar com qualidade pelo celular

1 - Limpe as lentes antes de fotografar – É uma das principais causas das fotos borradas, o telefone fica parte do tempo no bolso ou na bolsa em contato com outros objetos ou até mesmo ao ser manuseado a lente entra em contato com o suor dos dedos.
2 - Use sempre a câmera de trás – Geralmente as câmeras da parte posterior do celular possuem resolução maior que as frontais.
3 - Foco – Dar destaque a um objeto e desfocar o restante. É necessário ajustar as configurações do seu aparelho conforme sua preferência, como o foco automático, manual ou semiautomático se houver.
4 - Enquadramento – Utilizando a regra dos três é possível ter maior diferencial no resultado que se deseja. Esta regra consiste posicionar o objeto em 2/3 do campo de visão ao utilizar 2 linhas na horizontal e na vertical que podem ser imaginárias ou configurando as “linhas de grade” no seu aparelho.

 


  • 5 - Luz do Ambiente – Verifique se a luz do ambiente é suficiente, use o flash do aparelho se for necessário, se for possível elimine sombras com luz direta no objeto. 
    6 - Melhor Momento – Analise o cenário, o objeto e o que está ocorrendo em sua volta, assim na melhor oportunidade capture a imagem.
    7 - Dinamize a cena – Tente vários ângulos, mude o foco de diferentes pontos dos objetos.
    8 - Nunca use o zoom – Se for possível faça aproximação deslocando a câmera até o objeto e não utilizando o zoom. Embora os aparelhos telefônicos possibilitem o uso do zoom, quanto mais se utiliza esse recurso, menor será a qualidade na captura da imagem.
    9 - Pratique – A prática leva à perfeição. Reveja o material fotografado e reflita quais pontos podem ser melhorados.
           

Dicas de segurança para as buscas patrimoniais

Planejar o roteiro fotográfico é fundamental para tornar a jornada mais segura. É necessário levar em consideração o tempo de permanência em cada local, se há pouco ou nenhum fluxo de pessoas.
Evite estar em lugares durante horários que ofereçam riscos a sua integridade física. Cuidado ao explorar locais remotos ou de densa vegetação, tome todas as precauções necessárias para garantir sua segurança.